Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 14, 2007

Trecho Solto - Aldous Huxley - Contraponto

“...é a imaginação com seus princípios, sua tradição, sua educação. 

Abandonem-se os instintos a si mesmo,e veremos como eles hão de causar pouco dano. Se os homens amassem somente quando levados pela paixão, sele se batessem unicamente quando estão irados ou aterrados,se eles só se aferrassem á propriedade quando tivessem necessidade ou quando fossem arrastados por um desejo incontrolável de posse - então ,eu lhe garanto, este mundo se pareceria muito mais com o Reino dos Céus do que se parece agora,sob o nosso presente regime cristão-intelectual-cientifico.

Não é o instinto que faz os Casanovas, os Byrons, as Ladies Castlemaines:é uma imaginação e prurido, que esporeia artificialmente o apetite, que acicata desejos sem existência natural. 

Se os Dom-Juans e as Donas-Juanas obedecessem somente a seus desejos, teriam muito poucas intrigas. Eles tem de excitar a si mesmos em imaginação antes de poderem afundar nos seus amores promíscuos. E o mesmo se passa com os outros instintos. 

Não foi o instinto de posse que tornou a civilização moderna louca por dinheiro.Para isso é preciso que o instinto de posse seja sem cessar excitado artificialmente pela educação, pela tradição e pelos princípios morais. É necessário que se repita aos amontoadores de dinheiro que amontoar dinheiro é coisa natural e nobre, que a economia e a industria são virtudes, que persuadir as pessoas a comprar aquilo que não tem necessidade é um dever cristão. 

Seu instinto de posse não seria nunca bastante forte para impeli-los a amontoar sem cessar, da manhã a noite durante toda vida. É necessário que ele seja constantemente excitado pela imaginação e pela inteligência... Depois pense na guerra civilizada. Ela nada tem haver com a combatividade espontânea.

Os homens precisam ser constrangidos por lei e depois excitados pela propaganda ,para se baterem. Far-se-ia um trabalho muito mais eficiente em favor da paz se se dissesse que obedecessem aos reflexos espontâneos de seus instintos belicosos , do que fundando não importa quantas Ligas das Nações.”

CONTRAPONTO – Aldous Huxley

Nenhum comentário: