Pesquisar este blog

sexta-feira, julho 13, 2007

O almirante Pigmeu



O almirante Pigmeu

De uma maneira generalizada em vastas linhas de pensamento, entende-se que as pessoas gostam de postos e atitudes de comando, sem que isso logicamente lhe seja uma virtude característica predominante, mas a mais das vezes é sua vaidade ululante que implora para sua profunda satisfação pessoal, conquistar um posto, dentro dos entendimentos humanos, não significa qualidade, significa interesses pessoais ou de outrem.


De fato, conheci a um tempo atrás um pigmeu (vou poupar-lhe o nome, mas certamente ele dar-se-a conta quem é), pigmeu de alma literalmente um narcisista fascinado por poder sem que isso lhe seja da sua grandeza, dizia-me o pigmeu quando for almirante, general ou até mesmo presidente,e aí verás quem sou. Dentro de mim eu já sabia quem ele era.Aprendi que sempre aquilo que almejamos deve ser da estatura de nossa capacidade de realizar, para que não tenhamos sonhos vãos, imbecis e filhos da fantasia medíocre, mas quando via o Sr.Pigmeu admirava, nossa mas que contraponto, um sujeito estatura muito baixa, e com um ego maior que o Empire State, e sua voz grave quase rouca, gritava, esbravejava, apontava e apesar disso muito longe estava de ser respeitado, mas o Sr pigmeu sentia-se imenso e era de fato, em sua pobre imaginação.


Podemos ser o que quisermos mas sem que isso nos seja fator de influencia, uma vez que sejamos influenciados pelo poder acabamos de provar que não somos capazes para ele.
Prova de fogo, tudo é assim.


Por outro lado o revés desta moeda existe, conheci e conheço pessoas de uma grandeza de caráter e sublimidade emocional de refinamento intelectivo, que por mais estranho que possa parecer, não desejam comandar nada, não desejam poder algum, mas porque fizeram esta opção? Porque sabem exatamente de que são feitos os humanos, de barro é certo, de vontade débil e de defeitos mil. Pode-se influenciar um humano certo, mas uma humanidade, esqueça. Todo poder verdadeiro não transita na mesma linha de confrontação que todos seguem e desejam, usamos linhas marginais, correlatas e transversais porque nosso interesse é a subjetividade o único e real poder possível, o poder sobre si mesmo.Aquele que entende-se a si mesmo, possui o universo em sua mão, atitudes de magistas modernos.Não há porque confrontar, se existe não somente a força mas o simples jeito, maneira e procedência.


Mas se você gosta de esfalfar-se, ralar-se, esfolar-se, tudo certo, aprendi no decorrer da vida vamos perdendo os pedaços e que viver sem duvida alguma é impossível sem ferir ou ferir-se.
Bem o nosso pigmeu perdeu-se, envelheceu, perdeu quem amava, adoeceu, e claro com tantos revezes na vida, será que se consegue ficar impermeável ?Claro que não, hoje ele é mais calado, já não fala de poder, já não fala muito, em seus olhos de leão aprisionado um brilho apagado, uma chama a extinguir-se...porque fazemos certas escolhas? Porque preferimos mais tudo a curto prazo do que a longo prazo ?


É impressionante como nada sabemos de nós mesmos.

Meu carinho, não deixe a chama apagar-se.

Luis Fabiano.

Nenhum comentário: