Pesquisar este blog

terça-feira, junho 26, 2007

Senhas ou Sanhas da Vida

Manhã fria de inverno, repleta de um dia cinza que muito embora não dos mais aprazíveis e agradáveis, mas tem sua característica e beleza, é preciso saber olhar o dia, á aqueles que olham para o dia, e mesmo no esplendor de um dia de verão apenas conseguem vislumbrar uma baça, opaca luz e um leve calor que na sua ignorância em nada modifica sua vida. Nesta manhã referida estava com um casal de amigos de minha alma, e o motivo desta reunião, era uma destas necessárias burocracias de que este mundo é feito,diga-se de passagem que a burocracia é compensação dimensional daquilo que não temos noção nítida da real relevância, então estávamos em um cartório para “legalizar e formalizar”a relação de ambos, relação que por motivos óbvios de tempo e convivência está mais que legal.
Enquanto na mesa redonda de carteado aguardávamos o processo, a conversa fluiu cheia de leveza, humor e claro inteligência, dispara Magalhães: É preciso entender as senhas da vida, se por uma infelicidade uma flor desabrochar antes do tempo, em função de um calor fortuito, certamente morrerá, por que não soube fazer a leitura da senha, neste aspecto os micróbios são muito eficientes, eles sempre fazem a leitura correta portanto os micróbios são mais inteligentes que certo seres humanos.
Concordei de pleno, afinal não basta ler nas entrelinhas da vida para obter-se paz, felicidade e tranqüilidade é preciso saber ler o que a ali esta escrito, é a chave que abre possibilidades ou a chave que irá nos gradear por longo tempo.
E tudo é feito assim, ter noção da realidade é um imenso desafio, porque a lentidão de nossas emoções e pensamentos não acompanha a velocidade dos átomos, não lhes percebemos que hora e momento são ondas e outras tantas vezes partículas, temos a imensa pretensão de aprisionar tudo que nos cerca, queremos que tudo seja para sempre como é, e esta leitura não verdadeira, pois qualquer coisa que ficar exatamente como é certamente está sem vida, está morto.
A auto-cultura é imprescindível, entender-se é entender o mundo e o universo, é saber ver por detrás das melífluas vozes do mundo a realidade simples, por vezes dura e cruel, gostamos e somos condicionados a pensar que tudo é exatamente o que é, que a beleza é vinculada a juventude, que a inteligência é produto de raros, que a pessoa amo deve ser meu “escravo” deve me amar cegamente, que nós temos falhas e os outros defeitos incorrigível, que a desdita só acontece com os outros, tem ainda os que acreditam na bíblia porem duvidam da existência do demônio, outros crêem em Deus, mas contando que este lhe atenda exatamente o que deseja, é possível barganhar com o Grande Arquiteto ?Principalmente quando não se sabe o que quer.
Será que você entende quem está a seu lado? Talvez, será que aquele silencio,queria dizer algo?Ou talvez aquela expressão emocional, seria verdadeira?Será que você entendeu ?
Naquilo que não é dito, nas mangas do mágico, na porta que se fecha, no torpor do sono, no golpe inesperado, na luz que ofusca, na lagrima que cai na lama, ali meus amigos mora o que não é pronunciado e o que essencialmente precisa ser lido, entendido.

Paz nos teus dias.
Ver com o olhos, sentir com o coração e entender com mente.

Fraternalmente.

Luís Fabiano.

Nenhum comentário: