Pesquisar este blog

quinta-feira, maio 24, 2007

Sutilezas

Tudo que é fácil de ser entendido torna-se óbvio e está é uma conveniência que as pessoas esperam e desejam, ninguém aspira as vias paralelas da vida, todos querem estar no mesmo caminho fútil e ignorante, mas para tanto precisa-se estar em rota de colisão pois este caminho a qual é lastro de nossa sociedade, é feito de concorrência, disputa por poeira, custe o que custar, doa em quem doer, bem para estes tipos não se pode nada dizer porque seria o jogar pérolas aos porcos e isto não podemos fazer.É uma ofensa as pérolas.
Mas como nada na vida é absoluto, existem vias paralelas, caminhos então chamados “ocultos” porque não estão a margem das pessoas, não estão na superfície da mediocridade onde quase todos circundam, falo do caminho da origem das causas pois, o que pode ser tocado na intimidade de pensamentos sutis é feito para poucos sem duvida, é porta estreita e somente com esforço mental e espiritual se pode transpô-la, aqui chegamos a uma patamar onde a lógica diz muito pouco, pois verdades sutis até mesmo em nível físico sofrem uma unificação com o seu antagonismo, onde então a verdade sofre mutações e seu entendimento torna-se flexível, maleável quase beirando a improbabilidade, ao irracional, mas que significa tudo isso?
Significa que tudo que entendo como absoluto e real existe também no inverossímil e irreal, portanto não há irrealidade ou mesmo mentira pois esta é parte contra-ponto da verdade.
Simples de entender.
Se disser que por exemplo que você é uma pessoa notável, isso é uma verdade, porque eu disse no momento oportuno, mas é uma mentira, se eu disse tento outras intenções (sutis) como fragilizar teu ego, tua vaidade por exemplo, mas ,é uma verdade se eu disse isso seguindo minhas emoções, porem, é uma mentira se eu disse seguindo minhas emoções as quais desconheço, então levado impulsivamente pelo momento, bem, o impulso emocional é uma mentira criada pelo descontrole, também é verdade se eu tendo profundidade de visão do que venha a ser realmente notável, e tendo desapego a minha própria visão, então é uma verdade pura transcendente, límpida, mas que torna-se uma mentira se eu desejar a limpidez absoluta, como uma prisão de conceitos, cativo destes pensamentos e sentimentos, que são uma mentira.
Sim o que proponho que em um nível rasteiro, luz e sombra são fáceis de identificar, verdade/mentira, obviamente fácil, e é isso que você deseja, fácil e indolor.Mas então não é para você que estou escrevendo, eu desejo referir-me aqueles que empreendem jornada solitária, que tem noção de sua profunda solidão, rumo ao oculto, a alma onde estes pensamentos arranham o sutil e o transformam e são por ele transformados.
Embora todo conhecimento profundo seja simples, é necessário uma mente que perceba os meandros tênues e consiga proceder ao mergulho profundo, absorvendo num piscar de olhos a relação das leis flexíveis que mantém a coesão da vida como a entendemos, este é uma mundo feito de realismo fantástico, onde uma dimensão que só pode ser absorvida em pensamento, pois a brutalidade letalizante do nosso meio físico torna grotesco até o simples apreciar de uma flor com os olhos, ou um bater de asas de uma borboleta, que ao toque da mão, nas asas de uma borboleta ela jamais tornará a voar.
Verdades sutis como a vida, mas a “realidade”,hum, a realidade bestial, onde raramente nobreza vaza para este mundo,e as vezes tornando-o um lugar digno.

Aqueles que pensam algo, meu respeito.
Fabiano.

Nenhum comentário: