Pesquisar este blog

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Só inteligência, não salva

A vida não tem sentindo algum. Não tente por o menor sentido ao caos que se vive e se observa, porque simplesmente não é assim que funciona, somos universos errantes.Não é justificativa, para não ação, mas para justa ação. Algum tempo atrás eu pensava piamente que com a habilidade da inteligência seria possível driblar fatais ocorrências da vida, percalços do caminho ao menos ameniza-los.
Somos um binômio, razão/emoção. Dizem que uma não vive sem a outra, mas por razões de dependência e equilíbrio, uma razão desenfreada, cria monstros, mas, uma emoção galopante, assola um jardim. A razão nos orienta e diz para onde trilhar e porque trilhar, mas emoção é vida, alma, impulso, sopro Divino.
Outra questão,se tivermos uma razão afinada, mas emoções subversivas, nada é construído, aliás contrário o pouco que se conquistou falece. O mundo hoje é o berço de uma inteligência exuberante, fala-se em AI( inteligência artificial ), nossa genialidade chegou a patamares sofisticadíssimos, no entanto, o enigma de como viver bem e em paz ainda é um completo mistério para nós, o coletivo é sombra do comportamento individual.. Ainda não suportamos as diferenças, seja raça, credo, filosofia, gênero etc... somos ditadores democratas (para aproveitar o contra-ponto), com toda esta imensa capacidade de superar-se tecnologicamente, ainda não conseguimos nos dar bem com vizinho, porque? Certamente não se deve a um desafio de inteligência? Não amigos, existem implicações nas entrelinhas, nossa maneira de sentir as coisas, de ver a vida tão unilateralmente.
Converso com muita gente, e nem todos estão aptos para verdade pura, ainda contamos parábolas de gato no telhado, e quando falamos algo relevante que seja meio fora do contexto comum embora verdadeiro, as pessoas ficam “blush”. O choque é bom, desperta-nos para vida. Não menosprezo a inteligência, nem coroou o sentimento. Cuido-os.
Então amigos, cuide-os também, não seja egoísta demais nem muito generoso também, nem muito vaidoso, nem um total humilde, porque a demasia soa como falsidade.
Mas seja, sinta com vida. De vida.

Fraternal Abraço a todos.

Fabiano.

Nenhum comentário: