Pesquisar este blog

terça-feira, dezembro 12, 2006

Quero minha inocência de volta...

O ambiente era hostil, um cenário semelhante a uma guerra, escombros, soldados, o zunido de projéteis por todos os lados, as bombas, as bombas, explosões, tudo que nenhum ser humano em seu estado normal gostaria, a não ser caro amigo que você goste e viva para guerra.
Neste cenário quase tudo se justifica, justifica-se o mau e o bom, o certo e o errado, o justo e o injusto. A lealdade tira férias. Poderíamos pensar que isso se passa longinquamente, em algum país fundamentalista qualquer, é confortável pensar assim.
Você é incapaz de fazer mal a quem quer que seja ? Seja em pensamento? Claro que somos capazes de tudo, aliás a linha que divide a razão da emoção é mais sutil que uma teia de aranha, e quase como uma armadilha pronta para pegar incautos, verdade seja dita somos armados, armados contra as outras pessoas, que entende-se que é proteção própria, mas como já disse quase tudo se justifica.
Segundo Leadbeater, não conseguimos olhar para outras pessoas com a devida despretensão que nos conduz a solidariedade, pois não somos solidários conosco mesmo, a nossa desconfiança, é a desconfiança para conosco mesmo, pois entendemos que em situação inversa como agiríamos? Não somos pessoas surpreendentes de um modo geral, as exceções existem é claro, mas Einstein não está na esquina.
Não me refiro a inocência tecida pelas tramas de ignorância, de quem nada sabe, sem malícia, esta inocência não serve pois não é consciente, ela filha da inexperiência, causa mais danos que faz elevar, os castelos de areia não tem vez.
Inocência é saber, ter compreensão profunda de nossas falibilidades e ainda sim correr um risco consciente, pois o ato falho é herança primeva, o ser humano é feito de seus acertos que foram construídos com seus erros, amadurecemos assim? Alguns pelo menos.
Então nada de querer de volta absolutamente nada, e sim inspirados pelo momento da vida esculpa a sua inocência, feita de luz, feita de harmonia e beleza, coisas que nosso mundo anda pobre, ao fazer isso o mundo se transforma a nossa frente, tudo ganha um ar de leveza como a vida deveria ser, sempre.
Paz.
Fabiano.

Nenhum comentário: