Pesquisar este blog

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Espuma e Chumbo...

O drama intrinsecamente faz parte da vida humana, o drama são as emoções difíceis e nossa dificuldade de enfrenta-las, a dor, o sofrimento e por vezes o peso da vida.
A contraparte também existe, a felicidade, a paz a alegria de simplesmente existir e viver, coisa aliás que pouco damos valor, valor subconsciente, em geral precisamos da sombra para preservar a luz.
Pudéssemos ser leves emocionalmente flutuar tranquilamente como um planador, silencioso e simples, ao sabor do vento...mas os detalhes..os detalhes estes são pesados, emoções, ansiedades e medos, fatalidade que não conseguimos abstrair pois é de nossa essência profunda, sendo assim, será que conseguimos ser livres? Claro que não, movidos pela vontade e desejo, freados pelo medo e ansiedade, na liberdade relativa, ficamos neste meio tentando acertar, acertar, errar, acertar...drama em fim.
Não passamos incólumes, sentimos, sofremos e vivemos. Pensava isto estes tempos, se fisicamente ficamos marcados pela vida, em nossa pele, as marcas, as cicatrizes, imaginemos psicologicamente como ficamos, lugar inacessível a plástica...a alma.
Somos assim, feitos de alguns sentimentos nobres quase altruístas, e de primarismos emocionais que quase nos faz assemelhar aos nossos ancestrais, conseguimos nos encantar com a arte, uma ópera nos emociona, um belo quadro eleva-nos, por outro lado, não nos toca em nada, a dor alheia , a chaga alheia, a fome de um continente...e por aí vai. Somos assim, tão elevados por um lado e tão rastejantes por outro.
Espuma e chumbo. Não acuso, não julgo, apenas coloco, não sabemos lidar com partes de nossa natureza, afinal o ser humano vem sem “manual” de uso! O manual vai sendo escrito ao longo das experiências da vida, onde em alguns se converte em sabedoria e para outros é dor e trauma. Em qual fileira você se alista?
Você é leve como a espuma, ou pesado como o chumbo?
Responda a si mesmo, e vez por outra pergunte-se.

A renovação da vida é perene, está presente a todo instante, que exorto para que todos possamos planar suavemente e chegar a nosso destino em segurança.
Paz a todos.

Fabiano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei me questionando sobre tua pergunta: vc é leve como espuma ou pesado como chumbo? Creio que somos por vezes espuma por outras chumbo, depende da maneira como nos comprometemos com a causa. A leveza e o peso fazem parte da natureza humana. Estamos nos renovando a cada segundo, e as experiências devem ou deveriam servir de aprendizado, conduzindo assim e gradualmente a uma leveza espiritual, emocional e racional.

Carla

Anônimo disse...

"Tu precisas compreender o que sois. Mas só sereis capaz de compreender o que sois pela auto-observação, não tentando moldar ou corrigir o que observais, não dizendo que isto é certo ou errado, porém vendo o que de fato se passa. Isso não significa tornar-se mais egocêntrico, uma pessoa só se torna egocêntrica quando está a corrigir o que vê, a traduzí-lo de acordo com seus gostos e aversões..." Krishnamurti