Pesquisar este blog

segunda-feira, agosto 07, 2006

Sobre Conflitos...

Por que interiormente, pessoalmente, psicologicamente, nos achamos em tais conflitos?É necessário isso? É possível viver uma vida inteiramente isenta de conflito, sem nos deixarmos ficar a vegetar, a dormir? Não sei se tendes pensado a esse respeito e se isso é problema para vós. A meu ver, o conflito destrói toda forma de sensibilidade, deforma todo pensamento; e onde existe conflito, não existe amor. O conflito é essencialmente ambição, adoração do êxito. E nós nos achamos num estado de conflito, interiormente, não apenas no nível superficial, porem muito profundamente em nossa consciência. Estaremos cônscios disso? E se estamos, que fazemos a esse respeito? Tratamos de fugir a esse estado freqüentando igrejas, ouvindo rádio, buscando distrações, entretenimentos, deleites sexuais, e tudo o mais, inclusive os deuses que cultuamos? Ou somos capazes de encarar o conflito, ”ir até o fim”, e descobrir se a mente pode ficar de todo livre dos conflitos?
O conflito implica, sem duvida nenhuma, contradição: contradição no sentimento, no pensamento e na conduta. Existe contradição quando desejamos fazer uma coisa e somos forçados a fazer o contrário. Para a maioria de nós, quando existe amor, existe também ciúme, ódio; e isso é o pináculo das contradições! No apego, há angustia e dor, portanto contradição, conflito. Parece-me que tudo o que tocamos produz conflito, e tal é nossa vida, da manhã á noite; e mesmo quando dormimos nossos sonhos são os símbolos perturbadores de nossa vida cotidiana.
Assim, ao considerarmos o estado total de nossa consciência, verificamos que nos achamos no conflito da autocontradição - a eterna luta para sermos bons, nobres, isto e não aquilo. Por que será assim? Tudo isso é necessário, ou é possível viver sem esse conflito?
Indubitavelmente, há divisão entre o pensador e o pensamento, com o pensador lutando perenemente por controlar, moldar o pensamento. Sabemos que é isso que está acontecendo, e enquanto existir tal divisão, terá de haver conflito. Enquanto houver experimentador e experiência como dois estados diferentes, haverá conflito. E o conflito destrói a sensibilidade, destrói a paixão, a intensidade. E sem paixão, sem intensidade, não podemos “ir até o fim” de nenhum sentimento, nenhum pensamento e nenhuma ação.

Diálogo sobre Conflito - Krishnamurti.

Nenhum comentário: