Pesquisar este blog

domingo, abril 04, 2010


O amor de Esperanza.

Nunca sabemos exatamente o que se passa na mente de alguém. Tanto faz se nos conhecemos a alguns meses ou alguns anos. Somos seres de contrastes, a beleza ,a feiúra, o amor, o ódio,a esperança e a perdição.
Esperanza é uma dessas pessoas raras. Tenho a impressão que está muito acima da humanidade, por sua atitude e generosidade. Algumas pessoas que conheço a consideram tola por ser tão autêntica. Esses dias me disse, que quando alguém faz algo bom movido por sua alma, não deve dar atenção aos opositores que sempre existem, por que sua recompensa paira muito acima daquilo que é ou não é aceitável, ou entendido.
A conheci á pouco tempo. É uma cliente que acabou tornando-se amiga. Ela é uma dessas mulheres que é impossível não notar, alta, cabelos negros, pouco abaixo dos ombros,largo e fácil sorriso, olhos esmeraldinos, um peito generoso, em resumo, ela é gostosa pra caralho. Mas tudo isso é apenas uma moldura para sua alma boa. Ela fala baixo, é extremamente educada, com uma inteligência na pitada certa. Todo e qualquer homem casaria com ela imediatamente.
Em meus pensamentos sorri, perfeição assim não existe, onde será que esta pintura viva, tornava-se um borrão terrível?
Disse-lhe:
-Esperanza, de onde você saiu?
-Não tenho nada demais. Mas os homens sempre vêem mais do que é (sorrindo suavemente).
-Não eu. Não dou méritos a quase nada, por achar quase tudo desinteressante, me arrancar um elogio não é fácil. Geralmente tudo me dá tédio.
Não falou nada, apenas sorriu.
Ela era um mistério e gostava disso. Quando a atendi pela terceira vez, conversamos mais, mais intimamente. Na minha mente animal,brutal, pensava naquele decote, naquela mulher gemendo, deixando de lado toda aquela maciez polida, gemendo com fúria de uma égua, uma vaca, a cadela dos meus sonhos . Não posso separar isso de mim, uma mulher inteligente é afrodisíaco, me provoca ereção na hora, torna-se uma princesa. Não iria nem tentar, ela era uma espécie de fada, coisas de sonhos. As vezes é melhor não tocar nas fadas ou mexer nos sonhos, podemos fazer uma merda grande.
Naquela noite, Esperanza estava mais receptiva as minhas perguntas. Gosto de perguntar, não é por mal, gosto de boas histórias, alguns seres humanos são interessantes de perto,outros nem de longe:
-Esperanza, porque estas sempre sozinha?
Ela sorri, tira o cabelo da frente dos olhos, diz:
-Não estou sozinha Fabiano. Nunca estive.Vivo algo que me da paz e preenche meu coração.
-Nossa, que espiritual isso. Desculpe minha pouca fé, não creio muito em nada, apenas em mim mesmo. No fundo, no fundo só estou eu lá, nada mais.
-Fabiano, não falo de crença em Deus. Falo de amor, um amor tão grande, tão profundo que me calo em relação a ele. Amo muito.
Aquilo começava a ficar interessante, ela cruza as pernas na minha frente. Mas não fez para excitar, não sei, não senti nada dela.
-Bom Esperanza, então me conta, se você puder, tenho certeza que deve ser algo interessante.
-Tu és técnico de computador somente? Ou psicólogo, terapeuta?
-Nada disso, não sou nada importante, ás vezes gosto de escrever o que escuto só, mas não tenho talento pra nada. Nem para escrever. Como costumo dizer, não sou nada ou sequer importante.
-Gostei disso, alguém que sabe algumas coisas,ao menos aparenta.
-Não se preocupe com isso, não sei nada. Quem é o teu amor?
-Ta certo. Direi em linhas gerais. Ele é um cara casado, mas que simplesmente se tornou-se o amor de minha vida.
Pensei, tão linda e nem tão pura. Aos meus olhos ela se tornava absoluta.A imperfeição da profundidade a beleza.Segue:
-Foi uma dessas coisas que agente não escolhe acontecer na vida. E não conseguimos negar que esta acontecendo. Quando nos conhecemos foi quase como amor a primeira vista. Ele estava com a esposa, fomos apresentados por amigos, quando nos vimos, não conseguimos parar de nos olhar.
-Imagino que a esposa dele tenha gostado muito de você?
-É, não gostou nada. Mas era algo a mais. O senti por ele, não era algo densamente carnal, não era tesão, não. Foi algo inexplicável. Eu diria que foi mágico, em minha vida toda nunca havia acontecido. Tinha que acontecer com aquele cara? Depois disso, uma sucessão de casualidades aconteceram, nos encontrarmos por ai, conversar era fatal. Trocamos telefone. Então ele veio aqui em casa, sozinho. Me falou tudo que sentia, estava em conflito por sentir o que sentiu por outra mulher.Nos abraçamos, ternamente, foi tão lindo porque era algo puro. Ele voltou mais algumas vezes e nos apaixonamos.
Fiquei observando Esperanza, seus olhos brilhavam quando falava daquele homem, uma chama misteriosa, de um amor que conhece suas proibições mas ainda assim ama. Não era um mar tranqüilo aquele sentimento, mas era intenso. Pensei comigo: quanto tempo demoraria para que ela cobrasse dele uma atitude? Separar-se, assumi-la?Qualquer coisa. Despedaçar aquele paraíso, nas garras de uma realidade dura? Cheia de dores, e transtornos diversos. Esperanza precisava de esperança.
Acho que ela entendeu meus pensamentos:
-A ultima coisa que desejo é prejudicar a vida dele. Nunca e jamais cobrarei dele absolutamente nada. Ele tem filhos e uma esposa boa, uma vida boa, isso não deve ser destruído, mesmo por este amor que é raro. Eu o amo pelo que ele é, ele nem sequer precisa me amar se assim não quiser, não precisa me ver, não precisa estar comigo sempre, não precisa provar nada, nada mesmo. Eu o amo por mim mesma, no profundo desejo de vê-lo feliz, isso me basta. Ele tem de mim toda a fidelidade, todo o respeito, toda a ternura e o que de melhor eu possa lhe dar. Não quero nada em troca, nada mesmo. Amo por amor ao amor. A satisfação de tal sentimento esta em mim, em apenas dar-me assim.
Olhei para Esperanza com profunda desconfiança:
-Esperanza, creio que escolheste tal amor assim por uma fuga, talvez para não enfrentar as dificuldades de realizar tal amor. Não te parece isso?
Sorriu com doçura: ”Pensei tantas vezes amigo, que fosse assim.Imaginei que com o tempo iria me irritar com tal situação.Mas os anos se passaram,ele ainda é o mesmo pra mim, meu sentimento não alterou um milímetro.Não é fácil de entender, eu sei. Mas essa é a verdade em mim, é como sinto.
Não consegui perguntar mais nada, nem falar, apenas fiquei olhando a beleza de Esperanza, seus olhos brilhantes de mulher que ama, eram chamas verdadeiras, de um amor verdadeiro, um amor cujo o preço é tão alto, que raríssimas pessoas se permitem. Geralmente as pessoas sempre querem alguma coisa em troca, sempre ,é tão humano isso.
Ela não queria absolutamente nada, a não ser ama-lo, só isso.Paramos de conversar,aquela emoção havia calado fundo demais em nós, o silencio era uma musica.

Luis Fabiano.
A paz é um amor sem condição alguma.

Um comentário:

Dóris disse...

Quem ama realmente, nunca impõe condição alguma, não faz cobranças, ama apenas.
Amar pessoas comprometidas e não querer nada em troca, nunca é Fuga, é apenas amor,(muitas pessoas são comprometidas apenas com seu trabalho, ou sua liberdade). Não escolhemos quem amar, o amor acontece em nossas vidas, ele simplesmente chega sem ser convidado, e instala-se dentro de nós. Fuga é não amar, não conhecer o verdadeiro sentido do amor.

Toda PAZ a ti.
Abraço carinhoso