Pesquisar este blog

segunda-feira, fevereiro 09, 2009


"-É curioso pensar nisso:foi justamente a sua honestidade que causou todos os aborrecimentos.Por que cargas d água não se tornou amante de Morton? Charlie ficaria na sagrada ignorância de tudo e continuaria tão feliz como dantes.Ela e Morton gozariam uma temporarada maravilhosa e, quando ele fosse embora poderiam separar-se com a consciencia de ter dado um fim elegante a um agradável episodio.Seria uma recordação deliciosa para o resto da vida e ela poderia voltar para Charlie satisfeita e repousada, continuando a ser para ele a excelente mulher que sempre foi!
...Que cínico você é!
-Se é cinismo olhar a verdade cara a cara e fazer uso do bom senso nos assuntos da vida, então não há duvida de que eu sou cínico, e tambem detestável se assim lhe apraz. Encaremos a situação:Fulana era uma mulher madura, e Charlie tinha cincoenta e dezesseis que estavam casados. Era natural que perdesse a cabeça ao ver um moço interessar-se tanto por ela.
Mas não dê a isso o nome de amor.Era puramente fisiologia. Foi idiotice levar a sério tudo quanto lhe dizia ele.
Não era ele que falava, mas o seu sexo faminto.Havia quatro anos que sofria privação sexual, pelo menos no tocante a mulheres "civilizadas",inteligentes..., é monstruoso que ela pretendensse arruinar a vida do rapaz invocando as promessas doidas que lhe fez naquela ocasião.Foi por acidente que Fulana lhe caiu nas graças. Deseja-a, e esse desejo acirrou-se pelo fato de não poder possui-la,historia antiga do fruto...
Não duvido que ele julgasse tratar-se de amor, mas creia no que lhe digo:era simplesmente cio. Se eles tivesses dormido juntos, Charlie ainda estaria vivo.Foi a maldita virtude de Fulana que causou toda essa degraça,excesso de honestidade...
-Como é bronco! Não vê que não podia proceder de outro modo ?Acontece simplesmente que fulana não é uma mulher leviana.
-Prefiro uma mulher leviana a uma egoísta e uma devassa a uma tola...
Aquela noite foi longa e nenhum jamais conveceu o outro,a virtude é como a dosagem dos remedios, para tornar-se um veneno basta aumentar a dosagem..."

W.Somerst Maugham - Primeira Pessoa do Singular.


Nenhum comentário: