Entre o Bem e o Mau
Talvez minhas percepções estejam equivocadas, talvez mesmo esteja cometendo uma injustiça moral ,muito embora não seja partidário objetivo disso, constato que em nosso mundo fazer o bem é algo cada vez mais complexo, por inúmeros fatores, a muito constatei isso,deste de instituições a qual você deve provar sua idoneidade e pureza de sentimentos, até a desconfiança perene nas pessoas quando você se aproxima sem nenhuma intenção a não ser de ajudar, uma coisa reflexo da outra, talvez instituições,pessoas e coisas estejam tão maceradas,inseguras, temerárias e vacilantes em relação as pessoas, que então se utilizam de todos os métodos possíveis para “selecionar” aqueles capacitados para fazer o bem e entender a sutilezas de tais emoções !
Foi o tempo em que era preciso apenas um coração disposto a trabalhar! Hoje em dia este amor precisa ser ”comprovado”,e garantido que vá perpetuar-se!! Mas será que pode-se fazer tal previsão futurista? Antes mesmo de ser retrato de nossa sociedade é uma tentativa de garantias pessoais, num mundo mau a ingenuidade é pecado grave, e neste instante amigos percebo que o bem esta adulterado, não procuro cargos em instituição alguma, não quero nada alias, apenas ser um braço amigo que se estende ao que se encontra em dificuldades no caminho, e quem não as tem? Será que é possível compreender isso?Como poderá a mão esquerda não saber o que faz direita se ambas forem amputadas?
Felizmente ou infelizmente não há garantias para nada, todas as coisas são um moto descontinuo de momentos, natural evidencia em se tratando de seres humanos, você mesmo pode dar garantias que sempre e absolutamente sempre você será da maneira que é? Pode garantir que ira amar perpetuamente? Só se pode garantir algo assim quando se é profundamente inseguro, porque ai você aferra-se a segurança de condicionamentos e mesmo que não ame mais, vai amar a vida toda porque já criaste enzimas que te tornaram capaz a sentir a inalterabilidade da emoção, enzimas, neuropeptídios são idéias em forma química, e pelo repetir do padrão neuro transmissor, as mesmas conexões elétricas do cérebro associado ao contexto externo irão cooperar sobremaneira para que tenhas a certeza absoluta de todo e qualquer sentimento, mas grande é pergunta,tais sentimentos existirão de fato se forem descondicionados?
Conseguiria ver você esta verdade mesmo que tivesse plena vontade?Neste aspecto mesmo que sejamos livres fisicamente estamos enjaulados na mais profunda prisão sem muros ou grades e essa é a razão que nos leva a perpetuar os medos,os condicionamentos,os pensamentos patológicos, o amor e o ódio e todos os sentimentos que tanto tornam o homem algo grandioso como o joga nos profundos abismos doentios da existência.Na dicotomia das emoções não somos nem uma coisa ou outra coisa.
Inocentes detentos a espera de um milagre, mergulhados em relativismo que por mistérios filosóficos não se sabe onde começa o bem ou mesmo onde termina o mal, quando estendi meu coração,meu conhecimento,minha verdade e as probabilidades de simplesmente exercer o bem a aqueles a quem presumivelmentente poderia ajudar, não peço nada,não exijo nada e nada desejo a não ser a entrega do ato em si, não chamarei isto de amor porque a terminologia me da ojeriza ,mas é sem duvidas é um sentimento liberto inclusive de si mesmo,é um ato de entrega, um ato com o movimento completo sem deixar resquícios,ele se encerra em si,sem nenhuma segunda intenção em sentindo algum, um ato livre.
Não basta “amar”,amor é só um porem, como tudo isto é apenas uma ligeira ponta no iceberg.
Dedicado a hedionda burocracia do amor
Quando o bem corrompe-se ,nada mais a perder.
Paz e luz em teu caminho.
Luís Fabiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário