Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 02, 2007

A resposta Perfeita!

Sim, em uma conversação de cunho superior ou mesmo se tratando das fúteis banalidades das discussões humanas, repletas de besteiras na maioria dos casos, uma tentativa do orgulho e vaidade de sobreviverem ao naufrágio de teorias e contextos contrários, alias cabe aqui ressaltar que raramente a busca da verdade toma estes caminhos, afinal que consegue abrir mão de si mesmo para algo mais nobre?
Existe em um dado momento da conversação onde aquele que manteve-se senhor de si mesmo pode disparar o golpe fatal de irretorquível resposta, pois cala tão fundo na essência do que é tratado, então por vezes o desespero toma conta. Esta resposta é construída considerando-se o momento, as emoções , o assunto e principalmente o interesse real e central, ela deve ser forjada fazendo-se um calculo frio desta tríade, uma resposta deste quilate deve ter uma mescla de leve agressividade, uma doçura anestésica e uma calma franciscana, conter em si apenas setenta e cinco por cento de verdade, bem este é um ardil refinado de retórica que visa expor o outro, esta resposta deve ser constituída das fragilidades do oponente, deve exaltar-lhe o descontrole de si mesmo, alias é o maior pecado de quem discute, onde os nervos se exaltam a derrota já se iniciou.
Porque então ela se torna a resposta perfeita?
Porque infelizmente os seres humanos devem ser espremidos a exaustão na vã esperança de poder tirar-lhes algo que seja aproveitável, naturalmente vocês não acham isso, pois porque esta é a dor de poucos, afinal cada ser com suas próprias dores, carregando seu próprio fardo, alguns reclamam por não ter pernas e braços e outros são a pura ausência de alma, qual é a balança que usaremos para pesá-las ? Sinceramente não me interessa, como diria Tio Marcelino em suas máximas - “cada corcunda sabe como se deita”, julgue-se você mesmo.
Por favor não me entendam mal, não desejo que ninguém seja alguma coisa ou que altere seus modos de vida, tudo esta certo afinal, não tenho pretensão alguma, creio mesmo que nossa essência é solitária e assim deve permanecer eternamente, mas a questão é esta conspiração inconsciente, pseudamente separatista que exige a mentira de cada dia!
Todos querem o bem do mundo, e o mundo esta exatamente como era, e como será ou seja igual! Ao menos não seja demagogo nem hipócrita. Não peço muito.
Por vezes a resposta perfeita é tão sutil, que somente com uma percepção refinada, um senso leve e uma tenuidade vaporosa, que conseguimos entender, raciocínios imponderáveis, ela é resposta de questão última, como assevera a Teosofia.
Será que temos disposição para isso?
Creio que não porque a maioria de nós, nem mesmo sabe o que é, como é ,e quando é, em se tratando de si mesmo...que perda,mas voltemos...pensava eu enquanto escrevia o texto, que talvez o melhor mesmo seja as imperfeitas respostas, elas combinam mais com nosso lado sombra, elas estão tão obvias e perto de nós, ao nosso lado e de todos os lados, deixemos de lado tudo isso, pensemos em termo menores e medíocres, tem a nossa face, o nosso aroma e é idêntico ao nosso ato falho!

Aos questionadores eternos, as respostas errôneas, aos acertos e erros da vida.


Fraternalmente
Fabiano.

Nenhum comentário: